• Joana Câncio

Pronta em 20 minutos

Atualizado: Abr 21

Tudo o que nós queríamos era uma fada madrinha que com um toque de magia nos arranjasse em 2 segundos... não é bem isso, mas quase!



Ah! Agora sim, vamos ficar prontas, giras e confiantes em 20 minutos!

Antes de ter filhos, 20 minutos parecia uma eternidade para me arranjar, depois dos filhos 20 minutos são 3 segundos na vida de uma mãe!!! Mas conseguimos e quero muito partilhar que dos momentos mais importantes do meu dia são os MEUS 20 minutos!


Depois do Lourenço nascer, tive muitos dias sem cuidar de mim. Havia prioridades: eu estava sozinha em casa com as tarefas todas (todas, mesmo!) e o André a trabalhar imenso, sem tempo para respirar. Por mais que eu me considerasse uma delas, os dias simplesmente não tinham minutos suficientes. Por isso encontrei uma forma simples de me arranjar rapidamente e de me sentir bem comigo própria: priorizar-me! Mesmo que só por 20 minutos!


Gostava de partilhar uma atitude que sempre tive e que sei a diferença que faz na vida de uma mãe... Sempre que vejo uma mãe, esteja ela arranjada ou não, elogio algo: o que tem vestido, o cabelo, o brilho ou simplesmente a energia! Ninguém imagina o tempo que ela demorou para conseguir sair de casa, ou se dormiu sequer a noite toda (ou até há quantos meses não dorme!), ou se o marido a trata bem, ou se tem ajuda em casa, se é bem tratada pelos seus pais, se está desempregada ou se tem emprego e dinheiro ao final do mês para pagar as contas... Parece um extremo? Não é. A maior parte das pessoas está a viver desafios que não imaginamos e às vezes uma palavra positiva, um elogio, um momento de empatia, podem fazer toda a diferença para que ela se sinta ainda mais bonita... e nós também! Não há nada como a empatia para nos fazer sentir bonitas! E eu já me senti tão feia por ouvir palavras de julgamento e tão bonita por alguém empatizar comigo. O que conta é como no vemos, é verdade... mas todas sabemos o quanto o exterior nos pode abalar... por isso, enquanto não chegamos a um estado de iluminação, porque não contribuirmos para que toda a gente se sinta bem?


Adiante.


Dica: Escolher a roupa no dia anterior. Esta é a mais desafiante para mim, porque gosto de me vestir consoante o meu estado de espírito, mas como demoro muito a acordar, nem sempre o consigo definir em 20 minutos... por isso escolho a roupa no dia anterior juntamente com as tarefas de final de dia. (ver post em Organização - Manhãs (Des) Complicadas).


Dica: Lavar sempre o cabelo à noite. Principalmente para quem tem cabelos compridos, este é um passo essencial. Demora algum tempo cuidar do cabelo e assim não interfere nas rotinas matinais.


Aproveito o tempo em que acordo antes dos miúdos e cuido de mim. A primeira tarefa é... respirar! Fazer 3 longas respirações ajuda-me a centrar e a sentir que tenho tempo... apesar de serem só 20 minutos! Depois banho, cremes, roupa, cabelo e maquilhagem. Escolho fazer o cabelo antes, porque como uso secador, não gosto que o cabelo ande a voar por cima da maquilhagem...


E estou pronta! Na verdade não precisamos de muito tempo para nos arranjarmos. A questão é que com o stress das manhãs acabamos por ficar mais desorientadas, a querer fazer tudo ao mesmo tempo e sentimos que acabámos por não ter tempo para nós.


Acontece muitas vezes as crianças acordarem primeiro, apesar de eu colocar sempre o despertador antes do deles. Aí, trato deles primeiro e depois deixo-os entretidos enquanto me arranjo.


Parece fácil, não é? E é! A sério! Experimentem e deêm-me o vosso Feedback!


Nas coisas simples encontramos grandeza. Tempo, tranquilidade e alegria.


RECEBE OS MEUS EMAILS

© 2020 por All Good Things. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now