• Joana Câncio

O Novos Tempos e os meus Bouquets

Estes novos tempos pedem-nos para pararmos um bocadinho. Para refletirmos e olharmos para dentro. Priorizarmos e valorizarmos o que é realmente importante…



Tempo de Acalmar.

Estes novos tempos pedem-nos para pararmos um bocadinho. Para refletirmos e olharmos para dentro. Priorizar e valorizar o que é realmente importante…

Apesar de eu já o fazer naturalmente, os estímulos externos são tantos que acabo por não conseguir focar-me como gostaria. Depois percebi que até dentro de casa sinto que não tenho tempo! Como é que é possível? Bom, nós somos 5… percebi que é normal e aprendi a perdoar-me por não conseguir fazer as 467 tarefas diárias!!

Por isso comecei a fazer uma série de pequenas coisas que me ajudam a manter a mente limpa e o coração mais calmo.


  • Destralhar: Sempre, a toda a hora, até se tornar um reflexo natural. A ideia é ter clareza para perceber automaticamente a finalidade dos inúmeros objetos que nos rodeiam. Objetos acumulados e sem finalidade criam muito stress interno do qual não nos damos conta de imediato e só mais tarde percebemos que temos de fazer uma “limpeza” à nossa vida… Se ganharmos o hábito de o fazer todos os dias, a leveza instala-se e ficamos verdadeiros mestres do “andarete”.


  • Caderno da gratidão. São 2 minutos por dia e ajuda-me a manter o coração no lugar, focado para o que é realmente importante na vida :) Todos os dias ao deitar, escrevo 3 coisas pelas quais sou grata. Normalmente são a nossa família, a nossa saúde e a nossa comunicação clara. Depois vario com coisas novas. Aqui fico mesmo consciente, com os pés na terra e o coração no céu. Aqui percebo o que realmente importa…

  • Banhos de renovação ao acordar e ao deitar. Super importante para renovar a energia. Banhos rápidos, às vezes com sal para limpar. Durante o dia, se fico muito ansiosa, tomo um banho. Ajuda imenso!


  • Horários para o telemóvel e tecnologias. Este é o mais difícil cá em casa, porque vivemos numa altura em que tudo se faz pelo telefone. Encomendas, trabalho, pesquisas, uma fotografia bonita, teleescola, telefonemas amigos… Tudo! Ainda assim, tento deixar o telefone de lado nas horas mais importantes. Estamos a trabalhar este.

  • O que passou, passou. Apercebei-me de que passava muito tempo dentro da minha cabeça a reviver momentos passados, a pensar como poderia ter reagido ou a lembrar-me de acontecimentos. Não gosto, deixa-me ansiosa e não me leva a lado nenhum. Como não nasci propriamente com um interruptor cá dentro, criei um: aprendi a meditar. Nada demais, não sou uma especialista nem tenho vontade de me tornar especialista. Incluí a meditação no meu dia a dia sem esperar ter tempo para ela… porque nunca tinha! Então quando lavo a loiça (que são muitas vezes), respiro, rodo os ombros para trás e descontraio. Inspiro durante 4 tempos, retenho 4, expiro 4 e retenho 4. E assim sucessivamente. Faz milagres! Equilibra a entrada e saída de oxigénio no meu corpo e liberto a tensão que acumulo durante o dia. Faço este exercício várias vezes por dia, assim vou libertando a tensão várias vezes e nunca mais tive uma crise de ansiedade…


  • Manter as minhas rotinas em dia. Tem sido um ponto super importante neste momento. Apesar do dia a dia super exigente, mantenho as minhas rotinas uma prioridade. Assim sinto-me sempre bem, capaz e valorizada. A maior parte das vezes colocava-me em terceiro plano e apercebi-me de que isso não me torna nada eficaz. Tive de ir pelo lado que me motiva mais: ter energia, ser organizada e dar conta do recado! Se eu me sentir bem sou tão mais produtiva! Uau! Como é que eu não me apercebi disto antes?

Tenho mais algumas que exercito durante o dia, mas estas são as principais. Ajudam-me a sentir-me verdadeiramente bem, conectada e eficaz.


Por fim, todas as semanas mudo ou adiciono alguma coisa nova à nossa casa. Eu gosto de pormenores e do que um simples gesto pode mudar em mim. Na maior parte das semana, temos flores para nos dar uma alegria extra. Opto normalmente por flores de vaso, que possa cuidar e manter vivas e com energia. Mas de vez em quando sabe tão bem ter um bouquet de noiva cá em casa!! Sou apaixonada por bouquets e é o meu prazer secreto…


Compro os meus na Colvin.pt


Já descobriram o vosso prazer secreto? Partilhem comigo nos comentários!





RECEBE OS MEUS EMAILS

© 2020 por All Good Things. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now