• Joana Câncio

Manhãs (Des) Complicadas

Atualizado: Mai 2

Todos os dias sinto que vale a pena ser organizada, por mim e por eles. Eles sentem-se mais seguros e têm direito a manhãs tranquilas e descomplicadas.



Vestir, arrumar a casa, tomar o pequeno almoço, preparar as mochilas e lancheiras, cuidar de nós… Ufa!! As manhã podem ser verdadeiros campos de batalha onde nós já só sonhamos com aquele acordar delicioso ao sabor de uma chávena café a ver o sol nascer. E de preferência numa ilha sem crianças!!!Não acontece. Com os horários que temos no dia a dia, pouco sobra para desfrutar verdadeiramente dos momentos e as nossas rotinas vão ficando gradualmente para trás em prol do bom funcionamento das tarefas diárias.


Recebo muitas mensagens de mães que me pedem soluções para as rotinas matinais. É um desafio que pode mesmo complicar a nossa vida emocionalmente por estarmos sempre atrasados e a correr e, consequentemente, com a sensação de estarmos constantemente em falta. Pela altura em que chegamos ao trabalho, já nos sentimos cansadas e com uma vontade enorme de tirar aquele cochilo só para repôr as energias de uma manhã desgastante… e ainda não são 10 horas!!!


Lista de Tarefas


Uma das estratégias que tem sido um verdadeiro life saver cá em casa é a lista das tarefas. Cada um dos filhos (a partir dos 4 anos) tem uma lista onde estão todas as tarefas que os pais esperam que os filhos cumpram. Escritas, quando já sabem ler e descritas por imagens quando são mais novos. Coloco todas, mas mesmo todas e mantenho a rotina simples. A ideia é que eles visualizem a lista todos os dias, decorando-a para que possam ser autónomos e acabem aquelas repetições matinais de vai fazer isto ou aquilo. Também confere uma sensação de poder e responsabilidade à criança, mantendo a manhã mais calma. A distribuição de tarefas faz com que todos saibam o que é deles esperado, eu digo imensas vezes aos meus: uma das minhas tarefas é preparar o pequeno almoço…. nunca vos falta, certo? Imaginem que me esquecia? Assim eles percebem a importância que tem não se esquecerem das suas.


Preparação


Todos os dias depois dos banhos e antes do jantar, preparo com eles a roupa do dia seguinte, que fica guardada num saco de pano no quarto deles (cada um tem o seu) e as mochilas para o dia seguinte. Fazemos juntos, demora mais um bocadinho mas assim não há dramas matinais de escolhas de roupas ou esquecimentos de material escolar. Dá-lhes também autonomia, poder de escolha e noção de auto organização que um dia vai ser tão importante!!!


Regras para a saída de casa


Sapatos, casaco e mochila à porta (uma das tarefas matinais), quando estão prontos aguardam à porta e só abrimos a porta de casa quando todos estão preparados para sair. Se há coisa que me faz urticária é ter a porta de casa aberta com pessoas pequeninas aos saltos e gritos ou a arrastarem-se para mais um dia sem entusiasmo… Não dá para mim! Assim, todos sabem como será e mesmo que alguma coisa não corra como esperado, existe mais tolerância à partida.


Despertar 30 minutos mais cedo que as crianças


Tenho de ser sincera, esta é a que mais me custa, mas também a mais preciosa. Com 3 filhos, todos os dias saía de casa sem o cabelo penteado ou a tentar fazer a make up no carro ou com uma roupa escolhida em meio segundo e a sentir que toda a gente estava bem, menos eu. Apesar de às vezes acontecer e está tudo bem, é super importante para mim sentir-me bem comigo própria. Quando acordamos ao mesmo tempo que as crianças, eles são automaticamente uma prioridade, principalmente quando são ainda pequenas. Por isso, acordar mais cedo confere-nos um momento para cuidarmos de nós com calma e prepararmo-nos para enfrentar aquele momento em que todos acordam e parece que alguém abriu a porta da jaula e soltou os animais sedentos de selva!!! Pelo menos cá em casa é assim, salvo dias raros em que acordam tranquilos.


Ter tudo nos sítios certos


Na nossa casa tudo tem o seu lugar e eu não me deito sem que tudo esteja no sitio certo. Assim, de manhã, as crianças (e eu!!! quantas vezes dava por mim estilo cartoon a correr os cantos à procura de tudo!!) sabem onde está tudo. Mesmo que perguntem 43 vezes, que é a média cá de casa, a resposta é sempre a mesma e eles começam a perceber que não vale a pena perguntarem… mesmo que demore 1 ano!!


Estas pequenas coisas mudaram a minha vida. Dão trabalho e às vezes não me apetece, mas todos os dias sinto que vale a pena ser organizada, por mim e por eles, e que eles assim se sentem mais seguros e têm direito a manhãs tranquilas e descomplicadas.

RECEBE OS MEUS EMAILS

© 2020 por All Good Things. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now